Como usar Blusas Tomara-que-caia?

Os modelos tomara- que-caia são considerados uma variação dos corseletes. Apareceram em 1946, por criação de Jean Louis, figurinista do filme Gilda, e usados pela primeira vez por Rita Hayworth. Em 1950, Balenciaga apresentou em seu desfile o mesmo estilo de modelo, porém mais ajustado. O tomara-que-caia, então, revolucionou a moda do pós-guerra; ainda na década de 50 já havia se tornado o preferido das estrelas de cinema, incluindo a diva Marilyn Monroe. Até hoje as celebridades elegem o decote para os vestidos das festas de gala.
No Brasil a moda é cheia de roupas curtas e sensuais. O verão pede looks leves e pele à mostra, para aproveitar o clima. As blusas com decote tomara- que-caia são perfeitas para a estação, e vestem muito bem no corpo curvilíneo das brasileiras. Apesar de ser muito comum em trajes de festa, o tomara-que-caia também é muito visto nas roupas do cotidiano.

O decote é um clássico do guarda- roupa, com sensualidade na medida certa; muito mais insinuante do que revelador. Esse estilo ressalta o colo e os seios e, por esse motivo não é muito indicado para mulheres de ombros largos e busto volumoso. Para usar esse decote, estas partes do corpo devem estar em equilíbrio; é ótimo para alongar a silhueta e chamar a atenção para a parte superior do corpo.
Mulheres com seios muito fartos que querem de qualquer jeito vestir o tomara- que-caia precisam tomar cuidado ao usar esse tipo de blusa, porque o visual pode ficar vulgar. Nesse caso, os modelos mais soltos são os ideais, mas dever ser bem firmes na região dos seios para deixar tudo no lugar. As magras com poucos seios têm um tipo de corpo ideal para usar as blusas tomara-que-caia. Mulheres acima do peso também podem vestir esse estilo de blusa, contanto que sejam mais largas na região da cintura, para não marcar.
O bronzeado com marcas de biquíni muito evidentes disputam a atenção com a roupa e comprometem o visual. No caso de utilizar um sutiã por baixo da blusa, os mais adequados são os tomara- que-caia. Alças, sejam de silicone ou renda, tiram o efeito do decote. Para realçar o tomara-que-caia, pode-se usá-lo com os cabelos presos para trás e brincos pequenos.


Elmira Balistreri Redação
Tags: balenciaga Cabelo estilo Jean Louis Marcas moda Modelos mulher Pele Renda Roupas Silicone sutiã VESTIDOS
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."