Com a entrada do mês de junho, começa a preparação para as comemorações típicas. As festas juninas historicamente eram relacionadas à festas pagãs em vários países, que comemorava o solstício de verão na Europa, e do inverno no Brasil. Mas tarde, na idade média, passou a ser uma festa cristã, celebrada no dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio, 24 de junho, dia de São João e dia 29 de Junho dia de São Pedro. Durante a festa, as pessoas se reúnem para dançar a quadrilha, os homens vestidos de camisa xadrez e as mulheres de vestidos de chita coloridos e chapéu de palha. A quadrilha é uma dança com coreografia completa, com os seguintes passos:

  1. Para começar forma- se uma fileira de damas e outra de cavalheiros, com cada homem em frente a sua dama. Começa a musica e os participantes balançam o corpo no ritmo da música, esse passo é conhecido como balancê e é o mais utilizado durante a dança.
  2. Cavalheiros cumprimentar damas: Os homens balançando o corpo andam em direção às damas, e cada um cumprimenta sua parceira, quase se ajoelhando em frente a ela.
  3. Damas cumprimentar cavalheiros: As mulheres vão até os cavalheiros e cada uma cumprimenta seu par levantando discretamente a barra da saia.
  4. Damas e cavalheiros trocam de lado: Todos os participantes se encontram no meio do caminho com seus pares, com os braços levantados, giram e trocam de lado. Os cavalheiros vão para o lugar das damas e vice- versa.
  5. Grande passeio: As filas giram pela direita e se emendam, formando um grande círculo, cada cavalheiro dá a mão direita à sua dama, os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços abaixados no ritmo da música.
  6. Trocar de dama: Cavalheiro à frente, ao lado da dama seguinte, repetindo o comando até que o cavalheiro volte à sua dama.
  7. Trocar de Cavalheiro: O mesmo procedimento, não esquecendo de fazer tudo isso balançando o corpo no ritmo da música.
  8. Túnel: Os casais, de mão dada, vão andando em fila. O primeiro casal para, levanta os braços e forma um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços continuando o arco, e isso se repete até que todos tenham passado pelo túnel.
  9. Anavan tur: Os casais dançam como no tur, com a mão direita o cavalheiro abraça a cintura da dama, que coloca o braço esquerdo no ombro dele e giram para a direita. O movimento é repetido até que cada dama tenha dançado com todos e retorne ao seu parceiro.
  10. Caminho da roça: Damas e cavalheiros formam uma fila só, com as damas em frente de seus parceiros, seguem na caminhada com os braços soltos, fazendo o balancê, andando sempre para a direita.
  1. Olha a cobra:Damas e cavalheiros que estavam andando para a direita, voltam e caminham em sentido contrario, como se estivesse evitando o perigo.
  2. É mentira: Todos voltam a andar pela direita, era alarme falso.
  3. Caracol: Damas e cavalheiros formam uma fileira única, e quando o comando é dado, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.
  4. Desviar: O caracol ao contrario, deixando todos em linha reta novamente.
  5. A grande roda: Saindo do caracol, forma- se uma roda que se movimenta sempre de mãos dadas, o comando “duas rodas” é dado e as damas vão para o centro do círculo.
  6. Coroar damas: Os cavalheiros, de mão dada, erguem os braços sobre a cabeça das damas. Abaixam o braço, entrelaçando as damas pela cintura, nessa posição, deslocam para o lado que vai ser combinado.
  7. Coroar cavalheiros: O mesmo procedimento é feito aqui, dessa vez com as damas entrelaçando os cavalheiros.
  8. Duas rodas: formam novamente duas rodas, com as damas ao centro, o movimento entre essas duas rodas pode ser feito no mesmo sentido, ou não.
  9. Reformar a grande roda: Os cavalheiros se colocam entre as damas, todos são as mãos, girando para a direita ou esquerda.
  10. Despedida: Os pares se formam novamente, em fila saem galopando acenando para o publico, encerrando a quadrilha. Com o fim da apresentação os músicos podem continuar com a música, deixando o espaço liberado para casais de fora da quadrilha que queiram dançar.

Miss Katelyn Herman

Tags:

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."