Manter hábitos de alimentação saudáveis em crianças é bem complicado, já que muitas vezes cedemos à suas vontades e deixamos os pequenos comerem muitos doces ou trocarem a refeição por bolachas, sendo que os bons hábitos de alimentação começam na fase da amamentação.

Mesmo que o bebê se alimente apenas do leite materno, ele está experimentando vários sabores devido a alimentação da mãe, que transfere seus nutrientes para o leite e influenciará o momento em que ele começar a ingerir alimentos sólidos.

Já aqueles bebês que se alimentam apenas de fórmulas vão sentir sempre o mesmo sabor, e no momento em que começarem a se alimentar de com comidas sólidas não vão estar familiarizados com praticamente nenhum sabor.

Crianças são muito visuais, então montar um prato colorido com verduras e legumes organizados para parecerem algum bicho pode facilitar na hora de se alimentar. Se a criança achar divertido, com certeza vai comer com mais vontade e pegar gosto por alimentos saudáveis.

Deixem as crianças participar da preparação dos alimentos, pois além de visuais, elas usam muito o tato para conhecer coisas novas.

Faça um combinado na hora da refeição com a criança: experimentar um alimento novo por semana, pois com essa atitude ela estará estimulada a conhecer novos sabores.

Crianças pequenas costumam fazer cara feia quando provam algo novo, mas não se intimide, pois isso é normal. Por isso, insista em que ele coma novamente, pois nas próximas vezes já vai estar familiarizado com o novo alimento.

Alimentos gordurosos não devem ser proibidos da alimentação, mas devem ser consumidos com moderação. O ideal é a ingestão de alimentos fritos uma vez por semana, aplicando a mesma regra a fast- food e doces.

Quanto aos doces, não tenha muitos doces guardados em casa se quiser evitar que as crianças comam muito. Evite também agradar a criança com uma balinha ou chicletes, pois isso gera um péssimo hábito.

Armazene as frutas em locais que as crianças consigam alcançar sem o auxílio de adulto. Pique a banana, guarde os gomos da tangerina, descasque a maçã e deixe em potes na geladeira de alguma maneira atrativa, pois assim eles irão comer.

A criança não precisa consumir o alimento apenas da maneira “tradicional”. É possível trocar a cenoura crua por um bolo de cenoura, complementar a sopinha com caldo de legumes batido ou fazer os legumes refogados.

Mesmo com menos nutrientes, se comparado ao alimento cru, essas refeições ainda contam com as ricas fontes de nutrientes.

Dessa maneira as crianças vão se habituando à se alimentar corretamente. Observe os hábitos da casa na hora da alimentação, já que crianças costumam se espelhar nos pais ou nos irmãos mais velhos.

Miss Katelyn Herman

Tags: Cru crianças

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."