Cuidados diários com o corpo, o cabelo, as mãos são inevitáveis para se ter uma pele bonita e saudável. Lixar os pés é também é um deles e que ajuda a preservar aqueles que nos sustentam todos os dias, durante horas! Contudo, você sabe a maneira certa de fazê- lo? Acompanhe as dicas:
Os pés são uma parte importante do corpo. Sua pele mais grossa e resistente é devido ao seu uso continuo que há o surgimento de calosidades, fissuras e bolhas. Seu tratamento deve começar com o auxilio da lixa – própria para o pé – a qual irá ajudar a recuperar a maciez e a espessura mais fina da derme.
Acompanhe o passo a passo:
Passo01: Para começar, a sola do pé deve estar com a pele mole. Por isso, o mais indicado é lixar após o banho ou após alguns minutos de molho na água morna (no mínimo 10 min).
Passo 01: Inicie lixando com suavidade a sola dos calcanhares, depois a lateral e as calosidades perto dos dedos.
Passo 03: Lixe com homogeneidade as solas mas sem pressionar muito a lixa para não agredir a pele.
Passo 04: Após lixar, faça uso de um hidratante próprio para os pés ou do óleo de amêndoas.
Não é recomendado que se lixe com freqüência a sola dos pés, afinal, elas são mais grossas e resistentes devido à proteção que trazem para o corpo e, exagerar no processo pode prejudicar a derme. A repetição do processo continua também endurece a sola e faz o efeito ser ineficaz.
Lixar ou esfoliar os pés: qual é a melhor opção?
Uma dúvida freqüente é se o lixar ou o esfoliar é melhor e mais eficaz para o tratamento dos pés. A esfoliação é considerada menos agressiva, não deixa a pele mais dura e retira as células mortas do mesmo modo que a lixa, mas esta não é tão eficaz ao retirar os calos e outras irregularidades da derme. Não é necessária a ajuda de um profissional e pode ser feita em casa uma vez por semana. Já o lixar, tira as calosidades, calos e até fissuras – além das células mortas – mas é considerada uma ação mais agressiva e recomenda- se que seja feita com um profissional – podólogo ou pedicure – que saberá a profundidade indicada para cada tipo de pele. Além disso, procure polir a cada quinze dias.
O importante é cuidar dos pés de forma correta, no qual este fique mais saudável e bonito, sem apresentar as características como fissuras, calos e bolhas.