Como evitar o inchaço durante a gravidez?

Quando a mulher fica grávida o corpo se altera totalmente, pois a natureza entra em função nos hormônios e o ganho de peso e a compressão das veias abdominais são inevitáveis.
Por estar dentro de uma gestação, o corpo armazena mais líquido e tem mais volume sanguíneo porque demora mais tempo para fazer a circulação do sangue.
Pés e mãos são os primeiros lugares a ter a ação do inchaço, por isso calçados ficam apertados nos pés e anéis apertam os dedos das mãos.
Dicas para evitar o inchaço da gestação

Para que o inchaço diminua ou até mesmo não aconteça, hábitos saudáveis são a melhor recomendação para a gestante.
Pratique exercícios leves e adequados para gestantes, como pilates, hidromassagem e caminhadas curtas, pois esse tipo de movimento ativa a circulação do sangue e evita o inchaço.
Para auxiliar na gravidez e na redução do inchaço, as mulheres devem ingerir bastante água e líquidos, pois a hidratação nessa fase da vida é fundamental para a melhora da saúde do corpo.
Em ambientes quentes, o inchaço costuma aumentar, por isso dê preferência a lugares frescos e sem aglomerações.

No momento do sono, durma com as pernas elevadas a 15 cm, em média, acima do nível do resto do corpo, pois essa mobilização faz com que os pés e pernas fiquem menos inchados.
Também para os pés, dê um banho de água quente neles antes de dormir, massageando e ativando a circulação, pois isso ajudará na redução do inchaço para o dia seguinte.
Meias de compressão também são eficazes contra o inchaço das pernas gerado durante a gravidez, já que comprimem e melhoram a drenagem.
E por falar em drenagem, a drenagem linfática para gestantes também promove um bom resultado.

Mantendo hábitos saudáveis, o corpo da gestante terá a circulação regulada e irá reter menos líquidos, sem inchaço e desconfortos desse fator.
Dr. Euna Rowe MD
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."