Como evitar dores na virilha durante a gestação

A gestação é um momento maravilhoso na vida da mulher, mas todo o peso do bebê acaba gerando desconforto para a mãe. Um incômodo bastante comum nesse período é a dor na região da virilha e da coxa. A dor costuma aparecer nos últimos meses de gestação, quando o bebê já está bem pesado.
A intensidade da dor varia de mulher pra mulher. Nos casos mais graves ela atinge também a região entre a vagina e o ânus. Além da dor, é comum também sinal de desequilíbrio provocado pelo crescimento da barriga.
É ideal que a mulher procure seu médico e explique a situação. Em alguns casos, o profissional pode indicar anti- inflamatórios e analgésicos. Em outros, é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta.

A fisioterapia age nos músculos do quadril, melhora a função muscular e reestabelece o equilíbrio da região afetada. Exercícios fortalecem as costas e a região da virilha. Para gestantes são aconselhadas atividades que não tenham tanto impacto, como alongamento, hidromassagem e hidroginástica.
Mulheres sedentárias sofrem mais com o incomodo na virilha, já que além do peso extra do bebê, elas também carregam o próprio sobrepeso. A alimentação também influencia no aumento da dor como, por exemplo, alimentos gordurosos. Alimentos leves e saudáveis ajudam a controlar o peso e, consequentemente, a evitar a sobrecarga na região abdominal.
Evite esforço físico e carregar objetos pesados. Quando for se levantar, apoie os braços em algum lugar para evitar forçar a coluna. Caso precise pegar algo no chão, flexione o joelho e use um apoio firme para não perder o equilíbrio.
Chasity Swift
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."