O Vestido de Noiva é sem dúvida a atração dos casamentos. É a primeira peça que as pessoas observam ao entrar da noiva na cerimônia tão esperada, o casamento. Além disso, a peça irá ficar marcada na lembrança da noiva por toda a vida. Deste modo, a escolha do vestido de noiva deve ser feita de forma cautelosa e com muita atenção para ser tão especial quanto a data. Deve- se preocupar com o modelo escolhido, materiais utilizados, tecidos, com o corte, modelagem e a cor da peça. Para após isso pensar nos acessórios da noiva.

FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ESCOLHA DO VESTIDO DE NOIVA

Para a escolha do vestido de noiva ideal para cada mulher é necessário levar em conta alguns detalhes como o tipo físico da noiva (estrutura corporal), seu estilo, o horário em que a cerimônia irá ocorrer, o estilo e tamanho da festa de casamento e até mesmo a estação do ano.

O TIPO FÍSICO DA NOIVA

Existem algumas estratégias para disfarçar as irregularidades do corpo. Se a noiva estiver acima do peso e for baixa, o ideal é optar por modelos mais retos e com poucos detalhes. Os tecidos sugeridos são a organza, o crepe e tecidos mais leves, com caimento. Além disso, o corte evasê alonga a silhueta e disfarça o volume dos quadris e abdômen.

Já as baixas e magras devem optar por vestidos sem cauda, véus mais curtos. Vestidos que marcam as cinturas e decotes podem valorizar esse tipo de corpo. Prefira também tecido de caimentos leves.

As altas e magras podem usar vestidos com cintura alta, decotes profundos. Abuse das longas caudas e de vestidos justos. Os tecidos podem ser dos mais variados tipos. As noivas em forma devem optar pela shape sereia, este modelo delineia o corpo feminino. Ou então aposte nos modelos lânguidos ou tomara- que-caia.

O estilo princesa deve ter a cintura marcada e entra em contraste com o volume da saia rodada.

Se você tem o braço mais “cheinho” prefira mangas bufantes, independente do comprimento delas. E também, evite o modelo tomara- que-caia.

As listras podem ser feitas nos vestidos de noivas com efeitos de diferentes tecidos. Se o objetivo for alongar a silhueta prefira na vertical ou na horizontal se quiser engordar a silhueta.

Noivas baixas jamais devem optar por saias na altura da canela, nem rodadas ou com exagero de volume. Evitar chapéus ou véus muito longos. As “gordinhas” podem usar tecidos que não fazem muito volume, evitando tules, organzas e gazars.

Os modelos para as grávidas costumam apresentar mais leveza e linhas retas. Leve em consideração o tamanho da barriga e se você quer realçá- la ou disfarçá-la. No caso do aluguel opte por um tamanho mais largo para não ficar super justo no dia do casamento. O objetivo da escolha de acordo com o tipo físico é valorizar os pontos fortes de cada pessoa e disfarçar os mais fracos.

O ESTILO DA NOIVA

O Estilo da noiva pode ser divido em cinco principais:

Clássica: A noiva de estilo clássico é aquela que sonha com o casamento tradicional, com o vestido branco e igreja com flores. Não tem desejos muito extravagantes e gosta de coisas mais básicas, porém elegantes. Uma dica é o decote princesa com aplicações de bordados. Tecidos clássicos e nobres fazem parte do estilo. Uma maquiagem discreta, porém muito elegante.

Romântica: A noiva de estilo romântico tem como definição do casamento como a conseqüência do verdadeiro e único amor. Pensa com cuidado em cada detalhe da cerimônia. Em sua maioria prefere o vestido de noiva clássico (branco), a cerimônia toda florida e violinistas na igreja. Opta por cores suaves e tem um estilo “princesa” na hora de decidir o modelo, além de babados, flores, laços e rendas. Gosta de maquiagem suave e delicada. Uma ótima opção é a gola alta com um look ultra feminino.

Moderna:: Tem estilo contemporâneo e adora opções funcionais. Na maior parte desse estilo o corte deve ser reto ou moderno, o tecido nobre e os vestidos não têm muitos detalhes extravagantes. Combina com buquês menos exagerados, talvez apenas com folhas ou uma flor de espécie exótica. Maquiagem também é leve. Algumas noivas desse estilo ainda optam por vestidos mais detalhados e assimétricos.

Sensual: A noiva sensual prefere um vestido com um belo decote nas costas ou na frente. Sem muito volume, a saia deve ser reta. O vestido pode ser até mesmo curto ou com uma fenda. O penteado deve fazer parte do estilo: deixar cair sobre os olhos uma parte do cabelo. Maquiagem mais elaborada com olhos marcantes e batom vermelho.

Medieval: Caracteriza- se esse estilo por saias bastante rodadas, corpos ajustados e muitos bordados em cristais, strass ou canutilhos. As mangas são justas até o cotovelo e tornam-se mais amplas. As caudas, normalmente são extremamente longas.

Mandar fazer os Vestidos de Noiva ou alugá- los?

Deve- se pensar bem nas duas opções. Mandar fazer um vestido de noiva requer mais custo e tempo: devem-se provar os vestidos mais vezes e encomendá-lo um bom tempo antes da data prevista para o casamento. Porém o vestido será único e exclusivo com maior valor sentimental. Também deve se pensar em quem irá fazer o vestido e se a pessoa é realmente capacitada para isso. Peça dicas para o estilista para não ter um resultado final inesperado.

Para quem tem menos tempo e dinheiro o ideal é o aluguel do vestido de noiva. Mas não esqueça de pesquisar em várias empresas, pensando nos serviços que serão necessários, como ajustes. Também a opção do “primeiro aluguel” de acordo com a empresa escolhida. Se você quiser abusar da criatividade vale alugar um vestido e incrementá- lo com alguma outra peça como um bolero feito à mão e rendado ou casaquinhos de organza.

Além disso, há a possibilidade de se comprar o vestido. Para isso procure em várias lojas e não decida logo na primeira. Experimente todos os modelos que lhe agradar. Lembre- se que aquele modelo lindo pode ser um que não caia bem em seu estilo de corpo, porém aquele que não chamou atenção aos olhos pode ser o que irá ficar deslumbrante em seu corpo. E nesse caso, não é necessário seguir tendências de moda, essa data é um momento esperado e sonhado pela maior parte das mulheres.

Sobre a Cerimônia

Pense também em que horário a cerimônia do casamento irá ser celebrada. De acordo com o período, existem alguns detalhes sobre o look da noiva que devem ser observados.

  • Casamento durante a manhã: Não abuse de brilhos e bordados. A simplicidade pode trazer a elegância neste caso. Opte por algo mais simples, porém não menos elegante.

  • Casamento durante o dia: Os brilhos não são proibidos, mas não exagere. Opte por pérolas ou paetês sem brilho. Uma ótima dica são os chapéus. Evite véus muito longos ou grinaldas chamativas. As luvas curtas devem ser feitas com tecidos leves e com rendas ou tules e podem ser usadas até as 17h.

  • Casamento à noite: Aposte em modelos compridos, mais extravagantes, com caudas e com brilhos e bordados, mas cuidado com o exagero excessivo, afinal a noiva deve chamar mais a atenção do que o próprio vestido. Abuse do véu e grinalda.

  • Casamento ao ar livre: Evite usar caudas longas. Talvez um modelo mais curto seja uma opção bem vinda. Também se sugere o uso de chapéus.

A Cor do Vestido de Noiva

O branco, embora a cor tradicional para vestidos de noivas, não fica bem em todas as pessoas. Outras tonalidades podem cair melhor como o marfim, champanhe, os tons rosados ou a cor de pêssego.

Algumas noivas, em seus segundo casamento ou viúvas optam por vestidos mais discretos, sem ser o banco, ou ainda por vestidos de outras cores como até mesmo o azul claro. Outras mulheres, mais extravagantes, casam- se até mesmo com o vermelho ou dourado.

Observe também a cor dos acessórios: repare nos detalhes e bordados do vestido, se tem dourado ou prateado ou então pérolas.

A Escolha do véu

Para escolher um véu que combine com o vestido o ideal é provar os dois juntos. O véu pode ter diferentes comprimentos e modelos. Com os vestidos de cauda longa o véu “catedral” (muito comprido) é o ideal. O véu que vai até a altura do cotovelo da noiva pode ser usado com todos os tipos de vestidos.

As cores do véu e do vestido devem combinar, além dos bordados e detalhes. Se o véu não for confortável prefira um destacável para a remoção após a cerimônia.

A Escolha dos Sapatos de Noiva

Na ora de comprar o sapato para o dia do casamento não escolha apenas pela beleza, mas também pelo conforto, afinal são horas e horas de pé.

Combine o estilo do vestido com o do sapato, além das mesmas tonalidades. Não se esqueça de que quanto maior o comprimento do vestido menor deve ser o salto.

Vale também levar um par de sapatos mais confortáveis para trocá- los durante a festa.

DICA QUENTE: o site www.rosaclara.es possui lindos vestidos! Perfeitos para qualquer casamento. Confira!

Dr. Euna Rowe MD Dr. Euna Rowe MD Redação

Tags: acessórios Beleza Bordados Cabelo Chapéus Corte Creme Crepe Cru Dicas estilo listras Lojas Maquiagem moda Modelagem Modelos mulher noiva Organza Renda Saias Sapatos VESTIDOS

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."