É muito fácil uma noiva se empolgar na preparação do casamento e gastar além do que deveria, haja vista a quantidade de opções disponíveis no mercado para a celebração.

Para os casais que pretendem economizar no matrimônio, a estipulação do orçamento a ser usado para o casamento deve ser a primeira coisa a ser feita, pois assim se tem uma ideia do quanto é possível gastar para os valores não serem ultrapassados.

Para facilitar, é interessante saber algumas maneiras de economizar no casamento sem perder o charme da festa.

É importante ter em mente que contratar um profissional para cuidar de todos os detalhes pode ser uma maneira de economizar, embora muitos pensem o contrário.

Os assessores de eventos têm contatos que podem não ser tão conhecidos, mas que ainda assim ofereçam serviços de qualidade por um preço abaixo do que é oferecido por fornecedores já renomados.

Além da segurança de melhores preços, os noivos não precisaram se preocupar em ir atrás de tudo sozinhos, o que traz certa comodidade ao casal.

Na cerimônia é possível economizar em vários pontos, começando pela igreja. As igrejas mais conhecidas costumam cobrar mais caro para realizar uma cerimônia, por isso busque igrejas menores.

O tamanho da igreja também influência na hora da decoração, por isso aposte em igrejas menores novamente, cuidando apenas para que todos os convidados do casamento fiquem confortáveis.

Se optar por abrir mão da igreja, a cerimônia religiosa pode ser feita no local da recepção, economizando o aluguel da igreja. O casamento civil também pode ser feito junto com a recepção, economizando um dia de fotógrafos, filmagens e gastos com roupas especialmente para a ocasião.

O casamento é uma festa íntima do casal, então não há a necessidade de convidar todos os círculos sociais. Chame apenas as pessoas indispensáveis (família e amigos mais próximos) para a lista não ficar extensa, e assim poder economizar em alguns serviços.

Escolher a data, horário e o local do casamento influenciam também nos gastos. Entre maio e setembro — os meses mais procurados para realizar casamentos — os valores são mais elevados, assim como recepções realizadas a noite.

Os meses mais frios não são os preferidos dos noivos, por isso é o período mais barato para se casar, assim como os casamentos matutinos e vespertinos, pois os serviços oferecem descontos especiais nesses períodos.

Busque buffets que incluam bebidas no menu, pois os valores se reduzem. Entretanto, caso o serviço não inclua alguma bebida especial no pacote, busque por conta própria nos postos de distribuição de bebidas, pois esses lugares possuem um preço mais acessível.

Também é possível economizar no bolo de casamento! Escolha um modelo enfeitado e que chame a atenção, mas num tamanho reduzido, e para servir os convidados, compre outro bolo do mesmo sabor em um tamanho maior que sirva a todos, mas sem os enfeites. Você também pode optar por um bolo fantasia (ou bolo falso) para as fotos, e um bolo simples para os convidados.

Se optar por sobremesas diferentes, faça bolo para 75% dos convidados, evitando assim o desperdício e economizando no valor total. Se não fizer questão do bolo, fique somente com as sobremesas. Essa pode ser uma opção fora do comum, mas é mais em conta.

Na hora de se vestir também é possível economizar sem perder a elegância do casamento. Alugue o vestido de noiva, sendo o primeiro aluguel uma excelente opção, pois assim você não pagará tão caro por um vestido novo.

Caso prefira comprar, também há a opção de vender o vestido de noiva depois, cobrando parte do valor pago no vestido na hora da venda.

Nos pés, escolha um sapato que possa ser usado em outras ocasiões, como os coloridos, por exemplo.

Decoração, convites e lembrancinhas no estilo “faça você mesa” estão super em alta, e com isso você pode economizar um bom dinheiro.

Pesquise tutoriais, junte suas madrinhas e amigas e monte aquilo que mais parece com você e seu futuro marido. Porém, isso dá trabalho e requer tempo, por isso se programe com antecedência para não ficar ansiosa e preocupada com tudo nas vésperas do casamento.

não economize em fotógrafos e filmagens! Pesquise valores e serviços, mas opte por aquele que mais combine com seu estilo e que tenha ótimas referências.

Fotografias e vídeos ficam para sempre e são a única recordação que o casal irá ter do grande dia, por isso busque o melhor profissional possível para evitar futuras dores de cabeça.

Miss Anita Kuhn

Tags: decoração estilo mercado noiva Roupas casamento

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."