Cabelos oleosos são um desconforto para qualquer pessoa, independente do tipo (seja ele liso, cacheado ou crespo).

A oleosidade dos fios é uma característica natural do organismo humano, porém, quando essa “naturalidade” é observada em excesso, é necessária uma atenção redobrada.

Fios oleosos tendem a ter aparência suja, desleixada e tiram o volume e a leveza do cabelo.

Os maus hábitos são o fator primordial na consolidação da oleosidade, já que o calor excessivo da chapinha, secador ou banho muito quente ativam as glândulas sebáceas além do comum.

Como reduzir a oleosidade dos cabelos?

Para reduzir a oleosidade é importante começar na mudança de hábitos, pois só assim o problema é eliminado para sempre.

Pensando nisso, os hábitos que primeiramente devem ser reduzidos são o uso excessivo de boné/chapéu; a lavagem dos cabelos com água muito quente; a exposição ao sol sem proteção; escovar os fios muitas vezes ao dia, assim como passar a mão nos cabelos muitas vezes.

Lavar os cabelos todo dia é uma opção para manter o cabelo sempre hidratado e longe da oleosidade. Entretanto, deve ser feita cuidadosamente e com atenção para não acentuar o problema.

Outra alternativa é sempre lavar o cabelo com água fria e diminuir o uso do secador, pois assim as glândulas não sofrem aberturas desnecessárias para produzirem a oleosidade.

Se a oleosidade não tiver nenhuma redução com essas medidas, é hora de aplicar produtos específicos. Em primeira mão, xampu e condicionador para cabelos oleosos devem ser utilizados no banho.

Se o cabelo for seco nas pontas e oleoso na raiz, use o xampu para controle de oleosidade ou adstringente somente no couro cabeludo.

Xampus de limpeza profunda são bons redutores de oleosidade, mas devem ser usados com cuidado, sem excesso, pois podem prejudicar e ressecar o cabelo. O ideal é usar esse tipo de xampu a cada 10 dias.

Se nenhuma das alternativas funcionarem, o problema pode ser genético ou hormonal, e a opção correta é consultar o dermatologista para que ele indique um tratamento adequado para o tipo de oleosidade.

Norberto Runte II

Tags:

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."