Como Abrir um Instituto de Beleza
Abrir uma empresa própria não é fácil, ainda mais quando estamos sofrendo economicamente com essa crise mundial.
Dúvidas são sempre frequentes na hora de montar um negócio, e é por isso que estamos aqui, para esclarecer e motivar a todos que querem dar um começo em seus sonhos e fazer muito sucesso durante a carreira.

Como diz o consultor, Roberto Shinyashiki, “Sucesso é conseqüência de um trabalho especial”. Em um instituto de beleza a excelência e um bom atendimento são palavras- chave para se ter um bom empreendimento e encher o seu instituto de clientes. Em uma pesquisa feita pelo grupo Ikesaki foi comprovado que em média 69% dos clientes procuram outro instituto por não apresentarem um bom atendimento.
A outras porcentagens ficam por conta de mudanças de produto ou de local da empresa, novos hábitos e má qualidade nos produtos.
Além de um bom atendimento os empresários devem ficar atentos nos seguintes itens:
- Higiene no ambiente;
- O local deve oferecer poltronas e bancos confortáveis e seguros;
- Ter um atrativo como aceitação de cartão de credito;
- Flexibilidade no horário;
- Produtos e equipamentos de ótima qualidade.
O importante é não pensar em tudo sozinho, pois o melhor a fazer, é contratar profissionais que poderão lhe ajudar e informar dados específicos para esse tipo de empresa. Um exemplo é recorrer a uma entidade como o SEBRAE. Este possui uma equipe formada e especializada em atender novos empreendedores.

Em regras gerais, depois de ter pensado em todos estes itens a cima, é preciso escolher um lugar onde será construído ou alugado para abrir a nova empresa. No caso de um ponto escolhido que seja alugado, as principais características que o mesmo deve oferecer são: praticidade de localização, capacidade de instalação, documentos e regularização em ordem.
Atendidas essas e outras exigências específicas, você pode assinar o contrato de locação e não se esqueça de ler atentamente as cláusulas de locação.
Legalização
Para a abertura da empresa você pode assumir o negócio sozinho, registrando- se como empresário, ou montar o empreendimento com outra pessoa, firmando uma sociedade. O registro, nos dois casos, é feito na Junta Comercial do Estado, que vai exigir os seguintes documentos:
• Quatro vias do contrato de locação registrado em cartório (se o imóvel for alugado) ou da declaração do proprietário (quando o imóvel for próprio ou cedido); • Cópia do IPTU do imóvel onde será a sede da empresa; • Cópia autenticada do RG e CPF do proprietário e/ou dos sócios; • Cópia autenticada do comprovante de endereço do proprietário e/ou dos sócios.
Pode- se abrir uma microempresa (ME), empresa de pequeno porte que recebe tratamento diferenciado em vários órgãos governamentais, inclusive com redução ou isenção das taxas de registros e licenças.
Depois, escolha um nome para a empresa e verifique na Junta Comercial se não há outra sociedade em seu Estado registrada com o mesmo nome da sua. Se tiver, você terá que escolher outro nome para sua empresa, caso não tenha, será possível fazer o registro.
A marca da empresa deve se diferenciar dos concorrentes e facilitar a localização, a distinção e o processo de reconhecimento de seus produtos e serviços. Toda empresa deve ter como prioridade no planejamento, a criação do logotipo e da logomarca. Se desejar fazer uso exclusivo desta marca em todo o território nacional, faça o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Como a empresa prestará serviços de manicure e pedicure, será necessário obter a licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, que visará aspectos higiênicos da firma.
O cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um documento obrigatório a todas as pessoas jurídicas e deve ser solicitado na Receita Federal. Para melhores informações acesse o site www.receita.fazenda.gov.br.
Fluxo de caixa
Depois de cumprir as exigências legais, é hora de pensar no funcionamento do negócio e levar em conta os investimentos, custos e despesas.
Faça uma lista contendo toda a relação econômica que a empresa irá precisar mensalmente. Gastos como: água, luz telefone, aluguel, impostos, compra de produtos, salários dos funcionários, etc.
Equipe de trabalho
Pense em uma equipe de trabalho que seja formada profissionalmente, que tenha experiência de trabalho e que seja de extrema competência. Contrate pessoas para cada tipo de atividade e nunca coloque um profissional que não seja de sua área de formação, isto pode acarretar erros e insatisfação de clientes.
Decoração
Por ser um salão ou instituto de beleza, o espaço deve oferecer uma decoração agradável e descontraída, não importando o tamanho do recinto.Sempre leve em consideração uma boa iluminação, móveis e os objetos de decoração.
Chasity Swift Redação
Tags: Beleza decoração Dicas Lã
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."