Coleção de Maquiagem Quem disse, berenice?
Nova unidade de negócio do Grupo Boticário inova na comunicação com as consumidoras, no portfólio de produtos e na experiência de compra nas lojas físicas e- ecommerce.

Batom vermelho é risco certo. Olho preto só pode à noite. Glitter na sua idade, nem pensar. Quem disse? Com a proposta de quebrar as regras do mundo da maquiagem, quem disse, berenice?, a nova unidade de negócio do Grupo Boticário, chega para revolucionar o mercado brasileiro, criando um novo jeito de conversar com as consumidoras para que elas se sintam livres na hora de comprar e usar maquiagem. “Rompemos com o padrão da categoria, tão acostumada a falar sobre regras. Queremos conversar com as mulheres de uma maneira mais próxima, a começar pelo nosso nome, que é quase um grito de liberdade”, explica Alexandre Bouza, Diretor de quem disse, berenice?.
A marca irá operar lojas pelo sistema de franquias e e- commerce e inicia as vendas a partir de agosto em sete lojas na cidade de São Paulo, sendo as duas primeiras nos shoppings Paulista e Metrô Tatuapé, com inauguração no dia 16. As próximas inaugurações ainda em agosto serão nos shoppings Aricanduva, Boulevard Tatuapé, Tamboré e na Rua João Cachoeira (Itaim Bibi). A sétima loja será aberta no shopping Metrô Itaquera em outubro. A marca ainda atuará com venda pela internet para todo o Brasil a partir de setembro.
quem disse, berenice? nasce com a proposta de falar com mulheres de diferentes idades e classes sociais, buscando ser acessível sob todos os pontos de vista: um preço justo, portfólio diversificado, linguagem fácil de entender, lojas em locais de alto fluxo e e- commerce com entrega para todo o Brasil. “Procuramos falar com as mulheres que, independentemente de sua relação com a maquiagem, não abrem mão de sua espontaneidade. Incentivamos todas as mulheres a serem livres para se sentirem mais bonitas, experimentarem diferentes possibilidades de produtos até encontrarem o que mais combina com elas”, afirma o executivo.
“A gente acha que as regras do mundo da beleza aprisionam e que, presa dessa forma, nenhuma mulher é bonita. Por isso construímos um portfólio que estimula as mulheres a experimentar, errar e acertar, até encontrar o seu jeito de ficarem mais bonitas”, completa Bouza.
Na prática, as mulheres podem se divertir escolhendo entre mais de 500 itens para rosto, olhos, boca, além de esmaltes, perfumes, acessórios e kits presentes, com grande variedade de cores: são 100 cores de batom, 70 cores de sombra, a maior régua de tons de base e pó facial do Brasil, com 18 tonalidades, desenvolvidas especialmente para a pele das brasileiras. O portfólio conta ainda com novidades como a montagem da máscara de cílios de forma personalizada, ou seja, a consumidora pode escolher a fórmula, o aplicador e a cor para montar o produto de acordo com o efeito desejado para os cílios e a linha de demaquilante bifásico com cores e fragrâncias.

Os nomes dos produtos e das cores também chamam a atenção. “Criamos apelidos divertidos para as cores, bem diferentes do que costumamos ver na categoria, onde cada marca adota um padrão, um número ou ainda nomes em inglês. Queremos descomplicar o mundo da maquiagem, para que a consumidora reconheça facilmente os produtos. Nas embalagens, a explicação de como usar cada item também é divertida e simples, com diversas dicas úteis, pra não ficar nenhuma dúvida”, finaliza Alexandre Bouza.
As lojas operam em um sistema de autoserviço onde as mulheres podem ficar à vontade para testar todos os produtos. O espaço foi projetado para permitir a livre circulação e acesso direto aos produtos em todas as bancadas, com espelhos, pincéis, esponjas e demaquilantes disponíveis para uso à vontade na loja – tudo para construir um espaço onde se possa experimentar, errar, apagar, até encontrar o produto que melhor se adequa a cada mulher. Há ainda em algumas lojas um serviço complementar para trocar o esmalte das unhas – o preço varia se a consumidora comprar o esmalte na hora ou trouxer o produto de casa.
O e- commerce simula a experiência de compra da loja física. O portal quemdisseberenice.com.br é totalmente personalizado, com uma vitrine de produtos e conteúdos montada de acordo com o histórico de navegação da consumidora, uma rádio online com trilha sonora de acordo com os gostos musicais de cada uma. O site também tem uma grande quantidade de conteúdo interativo, com editoriais, vídeos, galeria de comentários das consumidoras para ajudar na decisão de compra e um teste rápido para descobrir qual o tom de pele de cada consumidora.
A comunicação da marca também estará presente de forma permanente e intensa em redes sociais, por meio de um fan page no Facebook divulgando todas as ações e promoções da marca (facebook.com/quemdisseberenice), um canal especial no YouTube (youtube.com/quemdisseberenice) com vídeos para inspirar as consumidoras a experimentar diferentes tipos de maquiagem, além de perfis no Twitter e outras redes sociais como Pinterest e Instagram.
Tags: Beleza Dicas De Beleza Maquiagem
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."