A nova normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) garantirá a segurança dos médicos na escolha da melhor prótese para seus pacientes. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Alan Landecker (CRM 87043), Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), os testes que estão em andamento no Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) devem comprovar o que os bons cirurgiões já sabem a respeito das melhores próteses do mercado, ou seja, que elas necessitam ter várias camadas de silicone na cobertura, de sete a oito, e também silicone interior de boa qualidade, com textura próxima ao tecido da mama e autorizado para uso médico, nunca industrial, como foi o caso das próteses europeias que apresentaram problemas.

Outro cuidado importante que se dever ter com as próteses é o de registrar os detalhes do produto - marca, lote e número de série - em três lugares para garantir a segurança do paciente, no caso de algum problema. “O médico deve sempre afixar etiqueta com os detalhes da prótese na descrição cirúrgica do hospital, no prontuário e na documentação entregue ao paciente”, alerta o especialista.

Além dos requisitos técnicos oferecidos pelas próteses, um resultado seguro e natural está diretamente ligado a excelência do profissional médico que executa a cirurgia e também do ambiente onde ela é realizada. Segundo o Dr. Alan Landecker é necessário sempre consultar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realizar o procedimento cirúrgico em um hospital que tenha Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Há também exames indispensáveis antes da realização da operação, entre eles a ultrassonografia mamária para as pacientes abaixo de 35 anos e mamografia para as acima desta faixa etária. Só assim o médico poderá avaliar a saúde das mamas e constatar a presença de nódulos, ou mesmo um câncer de mama”, afirma o médico.

De acordo com o Dr. Alan Landecker, uma prótese de boa qualidade implantada por um bom cirurgião pode demorar de 15 a 20 anos para ser trocada, mas a paciente precisar realizar mamografia digital ou ressonância magnética anualmente, a fim de verificar a saúde das mamas e a condição da prótese implantada.

O escândalo internacional envolvendo as marcas francesa Poly Implant Prothese (PIP) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado aumentando o risco do implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde, fez as autoridades sanitárias mundiais, inclusive Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a mudar as regras para aumentar a segurança dos pacientes e cirurgiões plásticos. No Brasil, as próteses de silicones importadas e nacionais terão de ter aprovação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para serem comercializadas.

Perfil

Dr. Alan Landecker, formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou- se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.

Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou- se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, sendo atualmente instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente.

Outros procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker: Face – Mamas – Implantes Mamários - Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora - Procedimentos faciais estéticos

Tags: Beleza Dicas De Beleza Implante Silicone

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."