Modelo reúne empresários que atuam no segmento de confecção e incentiva os gestores a trabalharem ações em conjunto; interessados em integrar o grupo devem procurar o sindicato

O Sebrae/PR, o Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Cianorte/Maringá e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinvest) organizaram, no primeiro semestre deste ano, a primeira Central de Negócios do Vestuário de Cianorte. A iniciativa, que já está em funcionamento, conta com oito empresas do segmento de confecção.

A experiência associativista é fruto da capacitação Cult Líder – Cultura da Liderança, do Sebrae/PR, que foi realizada em Cianorte, em maio e junho de 2012. Participaram do treinamento empresários do setor de confecção e representantes do APL do Vestuário Cianorte/Maringá.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, e gestor do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, a capacitação teve o objetivo de estimular, estrategicamente, mudanças de atitudes e comportamentos nos participantes a fim de fortalecer as lideranças e a competitividade do setor. “A ideia é que essas pessoas atuem como agentes de transformação”, ressalta.

Élvio Saito acrescenta que a capacitação levou os participantes a compreenderem as características da liderança compartilhada, empreendedora e transformadora. “Com isso, perceberam que ações conjuntas são benéficas para o fortalecimento do setor. Isso foi fundamental para colocar em prática a ideia da Central de Negócios”, enfatiza o consultor.

A partir do conteúdo da capacitação, os gestores começaram a articular reuniões que resultaram na organização da Central de Negócios. Élvio Saito esclarece que esta foi uma decisão inteligente, porque a cooperação e o associativismo impulsionam a competitividade de micro e pequenas empresas que atuam no mesmo segmento.

“Esta é uma alternativa viável para reduzir custos e aumentar o volume de negócios gerados. Por isso, prestamos orientações ao grupo e apresentamos a metodologia desenvolvida pela entidade, que é aplicada nacionalmente para auxiliar a formação desses grupos empresariais”, informa o consultor do Sebrae/PR.

Vantagens

Também empenhado em prestar suporte à Central de Negócios, Wellington Ivan Mesti, representante do Sinvest, diz que a primeira ação realizada pelo grupo foi a compra de itens administrativos, como café e papel. “Nessa primeira tentativa conjunta, conseguimos uma economia de 20%. Estamos otimistas e, agora, vamos prospectar compra de tecidos e outros materiais que são essenciais para o setor de confecção”, comemora.

A partir desse início positivo, Wellington Mesti afirma que já surgiram empresas interessadas em ingressar na Central de Negócios. “A expectativa é de que o grupo seja ampliado para conseguirmos cada vez mais benefícios, como compras e vendas em conjunto, contratação de serviços especializados, ações de marketing, entre outras ações que permitam ganhos em escala para os micro e pequenos negócios”, enfatiza.

O vice- coordenador do APL do Vestuário Cianorte/Maringá, Oséias Gimenes, que também é empresário participante da Central de Negócios, reforça que o treinamento Cult Líder, do Sebrae/PR, contribuiu significativamente para estreitar o relacionamento entre os empresários do mesmo setor, permitindo a formação do grupo na prática.

“Faz tempo que os representantes do APL do Vestuário pensam em unir o setor para fomentar o desenvolvimento. Durante a capacitação, os gestores ‘compraram’ essa ideia e se motivaram a formar a Central de Negócios”, salienta.

Com a Central de Negócios organizada, Oséias Gimenes adianta que o objetivo é conquistar mais poder de negociação e, para isso, também pretendem expandir o grupo incluindo a participação de empresários de Maringá. “Esses dois municípios têm força no segmento de confecção e, se unido, o setor terá muito mais potencial econômico”, frisa.

Atualmente, o APL do Vestuário Cianorte/Maringá conta com mais de 2 mil empresas associadas, que geram em torno de 100 mil empregos diretos e indiretos. Ao todo, a produção gira em torno de 13 milhões de peças/mês, rendendo faturamento mensal de R$ 200 milhões.

Para participar

Empresários da cadeia produtiva do setor de confecção - como facção, estamparia, etiquetas e lavanderia - que tiverem interesse em integrar a Central de Negócios podem entrar em contato com o Sinvest pelo telefone (44) 3629-1957. Os contatos são Wellington e Alessandro. Mais informações também podem ser obtidas no Sebrae/PR, no (44) 3220-3474.

Troca de experiências

Em setembro, o Paraná vai sediar o 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, promovido pelo Sebrae/PR. O evento será realizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado. A participação de centrais de negócios, de todo o País, é fundamental para ampliar o debate sobre como acontece a gestão desse modelo de negócio.

No Paraná, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae/PR, há cerca de 60 centrais de negócios em operação. Dessas, 19 foram implantadas com o apoio do Sebrae/PR.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Tags: Cianorte confecção tecnologia Sebrae

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."