Casamento ao ar livre

Cerimônia e recepção realizadas no mesmo local proporcionam liberdade na escolha da decoração e no uso da criatividade do casal
No decorrer das últimas décadas muita coisa mudou e se reinventou. A tradicional cerimônia de casamento ainda é o sonho de muitos casais, porém algumas tradições sofreram mudanças. Casar na igreja já não é prioridade na hora de organizar um casamento. Atualmente, 50% das cerimônias são realizadas no mesmo local da festa, o que agrega praticidade ao evento.
Ao realizar um casamento ao ar livre, seja no campo, na praia, em ranchos, fazendas ou em algum lugar que represente a união do casal, tanto os convidados como os noivos, desfrutarão de uma paisagem exuberante. São locais perfeitos para usar a criatividade e construir o cenário dos sonhos.
A organização da cerimônia e recepção exige muita atenção. Eventos praianos ou campestres pedem cuidados especiais, afinal conta- se com mudanças climáticas, ventanias e insetos. O indicado é se casar no verão ou no inverno, quando há redução do volume de chuva e, se possível, escolher um ano influenciado pelo fenômeno climático La niña, que proporciona tempos mais secos. Mesmo assim é preciso pensar em um plano B, como por exemplo verificar se o espaço escolhido dispõe de um salão e garantir que a estrutura dos toldos e tendas suporte qualquer intempérie.
Quando a cerimônia é realizada no mesmo local da recepção, devem ser montadas estruturas separadas. “Normalmente é montado um altar para o cerimonial com direito a uma decoração diferente, cadeiras para os convidados e um tapete para a noiva passar. Em casamentos ao ar livre o tapete deve ter tons mais claros ou próximos aos tons da paisagem”, indica a assessora de eventos Daniela Rodrigues, da Dani&Cris Ideias e Eventos.
As decorações destes eventos também precisam de atenção, porém os ambientes pedem um estilo mais clean, sem cristais ou pratarias, por exemplo. Segundo Daniela Rodrigues, o campo é mais versátil neste quesito, já que é possível ir do vintage ao rústico. Uma ambientação colorida, com cores quentes, madeira escura e estampas florais dão um toque charmoso à festa. Destacar algumas flores, como orquídeas, com a iluminação de velas também causa impacto na chegada dos convidados.
Independente do local, um item que sempre exige cuidado é a escolha do menu, que deve obedecer ao horário do evento. Em casamentos realizados pela manhã pode ser servido um brunch, onde o próprio convidado se serve. Se a cerimônia ocorrer entre o fim da tarde e o início da noite, deve- se dar preferência para servir um coquetel seguido de mini porções, que serão servidos pelos garçons.
Por se tratar de uma cerimônia mais informal e descontraída o vestido da noiva deve seguir o mesmo padrão. Um modelo menos pomposo, que até pode ser longo, mas deve seguir uma linha mais natural, com tecidos e caimentos leves. Vestidos esvoaçantes, com alça fina, tomara que caia ou mesmo curtos estilosos podem ser usados na praia e, neste caso, deve- se fazer uso de uma rasteirinha bastante charmosa. No caso do noivo, é proibido usar fraque ou smoking. Ele deve seguir o mesmo estilo e vestir um terno claro de tecido leve.
No momento de se casar e unir laços com quem ama, não existem regras. Realize um sonho e se divirta!
Tags: casamento
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."