O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota ancestral de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, onde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Desde o século IX, os viajantes partem de suas cidades tendo como destino esse lugar sagrado, e ainda hoje pessoas de todas as partes do mundo imitam os passos medievais e percorrem este antigo trajeto. Alguns por motivações religiosas, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura. E que aventura! Imagine: cruzar a Espanha inteira de leste a oeste a pé.

Embora seja possível percorrer o trajeto de carro, moto, ônibus, bicicleta ou a cavalo, a grande maioria dos peregrinos prefere mesmo é viajar a pé. A rota mais popular do percurso está entre as cidades de Saint Jean Pied de Port, no sul da França, e Santiago de Compostela. São pouco mais de 800 km de extensão. O turista que se aventurar a cruzar esse caminho passará por várias cidades, como Nájera, León,Astorga, Portomarín, dentre outras. Os viajantes irão encontrar várias opções de hospedagem ao passar por esses lugares. As alternativas mais populares são os albergues municipais. Quem prefere concluir esse roteiro com um pouco mais de conforto e luxo pode procurar os albergues privados ou até mesmo os hotéis mais sofisticados, com restaurantes e opções de lazer.

A maioria das pessoas demoram cerca de um mês para chegar ao santuário espanhol, sendo uma dica valiosa para os peregrinos sobre esse percurso evitar o inverno europeu e dar preferência para percorrer o caminho entre Abril e Outubro, quando as temperaturas estão mais agradáveis.

Os Atrativos no Caminho

A Rota de Santiago é o mais extraordinário trajeto monumental de todo Ocidente. São centenas de construções civis, militares e religiosas edificadas através dos séculos. Ao longo do caminho, foram construídas igrejas, castelos, muralhas, pontes, mosteiros e até mesmo cidades inteiras. O final do percurso é coroado com a visita à Catedral de Santiago de Compostela, construída há 800 anos e famosa por abrigar o corpo de São Tiago. Assim, em 1993 o Caminho de Santiago de Compostela foi declarado Patrimônio da Humanidade por decreto da Unesco. Zackary Casper

Tags: viagem Turismo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."