Item obrigatório no carro de quem tem filhos pequenos, a cadeirinha de bebê tem hora e tamanho certo para ser trocada.

Além da obrigatoriedade no Brasil, a cadeirinha é importante para a segurança da criança, haja vista que ela mantém o bebê preso e fixo, sem que cause desatenção ao motorista nem perigo ao bebê.

De 0 a 1 ano

Nessa faixa etária, a cadeirinha para a criança é o bebê conforto, que além de ser utilizado no carro, serve para levar o bebê para outros lugares.

O bebê conforto deve ser usado até quando a criança tiver completado 1 ano, ou quando ela alcançar a altura prevista no manual do bebê conforto.

O peso da criança também influencia na troca da cadeirinha, e deve ser seguido conforme o manual do dispositivo.

De 1 a 4 anos

A cadeirinha para carro para as crianças entre 1 e 4 anos é uma cadeirinha fixa que deve ser utilizada quando a criança já tiver sustentando o pescoço e a cabeça.

Deve ser colocada virada para o encosto do carro, no centro do banco traseiro, protegendo o pescoço da criança caso haja qualquer impacto.

De 4 a 7 anos

Nessa idade, o acento de elevação, também conhecido como booster é utilizado quando a criança passar do limite de altura e peso previstos no manual da cadeirinha da idade anterior.

O booster é seguro para os carros que tem o cinto de três pontos no banco de trás.

Acima de 7 anos

Quando a criança tiver em média 7 anos e meio, ou 1,45 m de altura, o booster não precisa ser mais usado, e a criança deve ficar no banco de trás com cinto de segurança.

A recomendação é que crianças de até 10 anos só andem no banco de trás. Quando ela completar 10 anos, não é necessário passar ela para frente, já que o banco de trás é sempre mais seguro, inclusive para o adulto.

Dr. Euna Rowe MD

Tags:

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."