Como dizia Jean Piaget (pensador importante sobre a educação) “brincar é de suma importância para o desenvolvimento da criança”.

Os brinquedos e as brincadeiras devem ser adequados conforme a faixa etária, e o ato de brincar irá refletir na personalidade das crianças no futuro.

Os brinquedos para crianças possuem diversos tipos, sejam eles educativos, com fundamentos lúdicos, funcionais e também brinquedos para distração.

Para a criança, os brinquedos educativos são ótimos, pois além de divertirem, têm a função de estimular diversas funções, como os brinquedos de encaixe, por exemplo, que proporcionam a criança melhor coordenação motora e desenvolvimento da inteligência.

Os bichinhos de pelúcia e os brinquedos utilizados na banheira são brinquedos de distração, em que a mãe pode dar para o filho enquanto realiza alguma tarefa, como trocar a criança, dar banho, trocar de roupa ou até mesmo quando a mãe está exercendo alguma atividade, como cozinhar ou ler.

Os brinquedos para diversão, como os carrinhos, bolas, bonecas e personagens de animação, servem para que a criança tenha seu momento lúdico, o qual é é importante para seu desenvolvimento intelectual e motor.

Por mais que o brinquedo e o brincar pareçam simples, a criança estará desenvolvendo seu intelecto com as diversas funções que ela dá ao objeto, sendo fundamental para a criatividade.

Quando os pais (ou alguém próximo) forem escolher um brinquedo para a criança, é interessante pensar que tipo de funções a criança poderia interpretar no objeto, e como ele poderia auxiliar no desenvolvimento da criança.

Norberto Runte II

Tags: Pelúcia crianças

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."