Hoje as crianças estão perdendo o hábito de brincar ao ar livre — o que era muito comum na infância das gerações, onde a maior parte das brincadeiras eram nas ruas — e estão escolhendo videogames e outras brincadeiras tecnológicas para aproveitar o tempo livre.

Mas a tecnologia não é a única vilã das brincadeiras saudáveis, pois alguns pais não consideram o momento de brincar tão importante. Os responsáveis acabam enchendo os os pequenos de compromissos (como balé, futebol, natação, curso de línguas) e diminuem o tempo de lazer das crianças.

Porém, o que poucos entendem é que a brincadeira infantil não é só um momento de lazer, mas sim um fato muito importante para o desenvolvimento infantil, pois possui impacto positivo na vida adulta do indivíduo — tanto em questões sociais quanto na saúde.

Pular corda e amarelinha, jogar queimada, futebol de rua, bets e dança da cadeira são algumas das brincadeiras infantis que auxiliam no desenvolvimento motor da criança.

Além das brincadeiras criarem competitividade saudável, elas também ensinam alguns valores e evitam o sedentarismo — e consequentemente a obesidade infantil.

Essas brincadeiras, além de ótimas para a saúde e o bem estar das crianças, são simples e não necessitam de gastos extras para os pais. São necessários poucos materiais, e grande parte pode ser improvisado de acordo com a imaginação dos pequenos (outro fator positivo).

Amarelinha

A amarelinha estimula equilíbrio, mira e agilidade, além de precisar somente de um giz e um marcador para cada participante.

Para montar a brincadeira basta desenhar o diagrama no chão (o tradicional é o retângulo com as 10 casinhas numeradas), ou outros formatos, como o caracol, por exemplo.

A regra é simples: é preciso chegar até a última casinha (que pode ser identificada como céu).

Para começar a brincar, atire o marcador na casinha em ordem crescente e não pise onde ele estiver. Atravesse o retângulo pisando com um pé em cada quadrado. Ao chegar ao final, volte fazendo o mesmo trajeto e pegue o marcador (ainda sem pisar na casinha em que ele foi jogado).

Se errar, passe a vez para o próximo, e se não, continue mudando o marcador de lugar. Vence quem completar o diagrama primeiro.

Queimada

Com uma bola e giz para marcar a quadra, podemos começar o jogo de queimada — que estimula a agilidade, velocidade, mira, atenção e cooperação.

Por ser um jogo em equipe, a criança entende a importância de trabalho em conjunto para vencer.

São dois times divididos em dois campos, e o jogo começa com o lançador jogando a bola em alguém do time adversário. Se essa pessoa conseguir pegar a bola sem deixá- la cair no chão, o atirador está fora do jogo. Caso o alvo não consiga pega a bola, ele é queimado e será eliminado da partida.

Para que ninguém fique de fora da brincadeira, uma ideia interessante é criar a prisão. Lá fica quem é queimado (atrás do limite do campo do time adversário). Se jogar a bola em alguém, ele volta para o jogo normalmente. Outra maneira de deixar a brincadeira mais divertida é aumentar a quantidade de bolas em jogo.

Pular corda

Pular corda desenvolve várias habilidades nas crianças, entre elas a agilidade, o condicionamento físico, a cooperação, a memória e o equilíbrio, sendo necessário somente uma corda.

A brincadeira é simples: duas pessoas batem a corda enquanto uma pula (mas também podem ser mais). Enquanto a corda é batida, algumas cantigas podem ser cantadas para estimular o jogador. A mais tradicional é : “Um homem bateu em minha porta e eu abri Senhoras e senhores ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente encosta a mão no chão) Senhoras e senhores pulem num pé só (o jogador pula com um pé só) Senhoras e senhores deem uma rodadinha (o jogador pula e roda ao mesmo tempo) E vão para o olho da rua!” (o jogador sai, passando por debaixo da corda)

Ramona Gutkowski

Tags: crianças

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."