Espaço Brincante oferecerá atividades infantis, resgatará brincadeiras tradicionais e terá réplica da casa de Chico Mendes

O Brasil Rural Contemporâneo, que acontece entre 21 e 25 de novembro na Marina da Glória, terá uma área especial para as crianças que visitarem o evento. O Espaço Brincante contará com uma programação diversificada, que inclui o resgate de brincadeiras que fizeram parte de várias gerações como amarelinha, tapete de quebra- cabeça, balanços de madeira e obstáculos com pneus, entre outros, além de duas casas, cercadas de madeira inspiradas no interior do país.

Uma delas é a Casa da Leitura, onde meninos de todas as idades terão a chance de conhecer diversos autores da literatura brasileira. Estantes, varais e uma arca, repletos de livros e revistas em quadrinhos, estarão à disposição de quem passar por lá. No interior da Casa, a criançada terá ainda mesas de leituras, adaptadas ao tamanho delas. Na sala de contos, monitores e contadores de histórias vão promover brincadeiras lúdicas, contar histórias e mostrar vídeos educativos. O outro ambiente é uma réplica da Casa de Chico Mendes, uma homenagem ao seringueiro e ativista ambiental. Lá, além de ver como vivia um dos maiores defensores da floresta amazônica do país, os visitantes poderão aproveitar o espaço para a leitura.

O Espaço Brincante conta ainda com uma área externa, que servirá de palco para apresentações do grupo brasiliense Mambembrincante, que mostrará durante os cinco dias de evento um espetáculo musical que remete à cultura e folclores do País ao som de ritmos brasileiros. Em todo o ambiente, as crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais.

Brasil Rural Contemporâneo 2012

De 21 a 25 de novembro, o Rio de Janeiro recebe a oitava edição da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória, em uma área coberta de 40 mil m². Com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento reunirá, em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do país, trazendo a diversidade, a cultura e a riqueza de um povo que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Considerada a maior feira do gênero da América Latina, as sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. Na última edição (em Brasília, em 2010), o movimento resultou na comercialização de cerca de 750 toneladas de produtos.

Mais informações em www.mda.gov.br/feira

Tags: cultura crianças

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."