Blue Man Moda Praia

Uma das principais grifes de moda praia do país, a Blue Man antes de possuir esse status, começou a dar seus primeiros passos em Ipanema, no Rio de Janeiro, e transformou o clima ipanemense em estilo conquistando primeiramente o Brasil, e posteriormente alcançando o sucesso mundial. Tudo começou no cenário carioca da Ipanema dos anos 70, fruto da união dos irmãos paraenses Simão e David Azulay. Ambos se mudaram para o Rio de Janeiro e logo se encantaram com o clima da cidade, tornando- se verdadeiros personagens cariocas. Simão Azuley iniciou algumas atividades criando peças e costurando encomendas, até que um dia David Azuley foi contatado para que pedisse ao seu irmão que confeccionasse dois biquínis feitos em jeans. Com a visão de David as peças diferenciadas confeccionadas por Simão acabaram sendo vendidas para várias outras lojas. Porém, o tecido jeans que era o ícone da juventude parecia não se adaptar bem ao corpo das mulheres, apesar de ser em termos de estilo o que o momento pedia. Os modelos podiam ficar apertados ou frouxos de mais nas mulheres, então uma simples solução acabou virando uma nova variação de modelo que se tornaria um ícone da moda: os biquínis de lacinhos nas laterais. Com essa adaptação o biquíni em jeans com lacinhos se tornou o hit do verão de 1971 e colocou o nome de David Azuley na história da moda carioca e nacional, já que uma inovadora marca acabava de nascer: a Blue Man. Nas temporadas seguintes diferentes modelos da Blue Man se destacaram. Outro ícone importante da marca, mas que seguia o estilo pop da época foi o maiô que tinha como estampa a bandeira dos Estados Unidos. Apesar de não remeter ao espírito carioca, por conta desse modelo o mundo da moda olhou para o Brasil quando a peça saiu na capa de um renomado jornal inglês, dando início assim a carreira internacional da Blue Man.

Foi só uma questão de tempo até que a moda praia da marca tomasse as lojas de Paris, Londres e Milão. A tanga nacional com sotaque carioca começou a frequentar constantemente as páginas de importantes revistas de moda, dando o ponta pé inicial para que o estilo brasileiro passasse a ser copiado no mundo todo. A cada nova coleção de moda praia da Blue Man foram lançadas novidades, como o biquíni de cordinha, feito de retalho de patchwork e o famigerado biquíni de enrolar, uma espécie de shortinho cuja cintura era enrolada ao gosto particular de cada usuária. Enquanto isso, o Brasil assistia ao nascimento do seu próprio mercado de moda praia, com o surgimento de novas marcas de beachwear que se espelhavam sempre na Blue Man. Ao longo desses quarenta anos, a marca se consolidou como um ícone da moda praia nacional e passou a confeccionar também roupas de banho masculinas, além de desfilar em importantes eventos de moda como o Fashion Rio. As criações da marca hoje contam com estampas tropicais inventivas, campanhas e desfiles que exploram a paisagem do Rio como cenário para estar sempre divulgando o estilo de vida carioca sofisticado, criativo e descontraído.

Ramona Gutkowski
Tags: moda praia rio de janeiro
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."