Aprenda a diferença entre os tipos de pele

Existem cinco tipos de pele: normal, oleosa, seca, mista e sensível. Cada uma requer cuidados especiais e deve ser mantida conforme o seu tipo. A genética é quem mais influencia no tipo de pele que você possui.
A combinação para formar a pele é resultado de três fatores: quantidade de água (interfere na elasticidade da pele), quantidade de lipídios (interfere na nutrição e suavidade) e nível de sensibilidade (determina a resistência da pele).
Pele normal
A textura da pele normal é suave, firme e com poros pequenos. Não há muitas imperfeições e lembra pele de bebê. Essa é a pele mais fácil de cuidar, haja vista que ela é mais flexível, equilibrada e reflete saúde.
Seu aspecto é levemente rosado, e o aparecimento de rugas é mais propício para a região dos olhos.
Pele oleosa

Por produzia maior quantidade de óleo, a pele oleosa tem um aspecto brilhoso — o que geralmente incomoda as pessoas. Devido geralmente ao fator genético, as glândulas sebáceas tem maior atividade do que os outros tipos de pele.
O aspecto da pele oleosa é brilhoso, com poros mais dilatados e tendência a aparecer espinhas e poros escuros.
Pele seca
Em função da genética, exposição solar, exposição ao vento ou variações hormonais, as peles secas são as que mais necessitam de cuidados especiais. Por ser uma pele delicada e sem luminosidade, apresenta poros pequenos e pode apresentar manchas vermelhas.
A formação de rugas é mais fácil e o envelhecimento da pele também. Tem menos elasticidade e faz com que a hidratação evapore, descamando e deixando um aspecto repuxado quando lavada com sabonete ou água muito quente.

Pele mista
A pele mista é uma junção das duas peles citadas acima (a oleosa e a seca). Ela é facilmente reconhecida por ter a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa, com tendência a formar cravos e poros dilatados no nariz.
A formação de rugas é variável nas bochechas e demais partes secas do rosto. A pele mista também pode ser a mistura da pele normal com a oleosa, e é caracterizada por ser o tipo de pele mais comum entre as pessoas.
Pele sensível
A pele sensível fica irritada e avermelhada facilmente e pode haver regiões com coceira, vermelhidão, manchas e tendência para descamar.
Apresenta uma textura fina, sensibilidade ao uso de cosméticos e alergias, bem como às alterações do clima. É uma pele que requer cuidados especiais do mesmo nível ou até maiores do que a pele seca, dependente do tipo de pele.

Independente do tipo de pele, os cuidados específicos são fundamentais para manter uma boa hidratação, aparência e saúde. Não importa qual pele está se tratando, o importante é cuidá- la como deve ser cuidada.
Ruth Lebsack
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."