Iniciativa é resultado da parceria entre Sebrae e a Associação Brasileira de Estilista (ABEST); Foco do projeto é trabalhar gestão de produto e gestão mercadológica.

O Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte e Maringá é o primeiro do Brasil a participar da primeira edição do B+ APLs da Moda. A proposta do projeto, parceria entre Sebrae e a Associação Brasileira de Estilista (ABEST), é aumentar a competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas ligadas à moda (têxtil/confecções, couro/calçados e/ou gemas/joias), por meio da geração de negócios e da capacitação do setor nos aspectos do conteúdo criativo inovador.

Além do APL do Vestuário de Cianorte e Maringá, outros cinco arranjos locais no País serão contemplados pelo projeto em 2012. No Paraná, seis empresas serão selecionadas para integrar a iniciativa. A escolha das participantes obedece a critérios estabelecidos pela ABEST.

A programação do B+ APLs da Moda tem início nesta segunda- feira, dia 9, com a palestra “Empreendedorismo Criativo - Moda como Inspiração para a Economia Criativa no Brasil”, ministrada pelo gestor de Estratégia e Inovação da ABEST, Mauricio Medeiros. O encontro acontece em Maringá, na sede do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest), a partir das 19 horas.

A partir de 16 de julho, ocorrem capacitações especializadas (coletiva e individual) nas áreas de gestão de produto, com ênfase em processo criativo e design, bem como de gestão mercadológica, com enfoque em processo comercial e marketing. As seis empresas participantes receberão também acompanhamento virtual. Ao final das atividades, vão desenvolver dois produtos inovadores para serem expostos no Salão +B: Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo.

Carla Werkhauser, coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, explica que o B+ APLs da Moda visa orientar as empresas participantes para o desenvolvimento de design com foco na brasilidade. “O projeto vai dar um up- grade no desenvolvimento produtivo, primeiramente entre as empresas selecionadas, e, depois, deve se estender para todo o arranjo produtivo. O APL do Vestuário de Cianorte e Maringá é um polo muito desenvolvido e o empresariado está bastante maduro para receber esse tipo de incentivo”, diz a coordenadora do Sebrae/PR.

Rosângela Correa, gerente executiva Sindvest Maringá, entende que a iniciativa é uma grande oportunidade de se inserir nas micro e pequenas empresas do setor os conceitos de design e brasilidade. “Os empreendimentos confeccionistas precisam tirar proveito de toda a riqueza da cultura brasileira e aproveitar esse cenário para valorizar a produção. Propostas como essa podem, inclusive, servir para sensibilizar o consumidor brasileiro a optar pela aquisição da moda nacional”, analisa.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá e gestor do APL de Vestuário de Cianorte e Maringá pela entidade, Élvio Saito, destaca que o APL é o segundo maior polo confeccionista do País. Segundo ele, o polo reúne mais de 3,8 mil empresas voltadas para a área de confecção e também para atividades como estamparia, lavanderia, etiquetas, dentre outras. “O APL é muito bem caracterizado por uma rede de apoio da qual fazem parte entidades de representação, intuições de ensino, fornecedores, além de uma governança bem estruturada. O projeto B+ APLs da Moda é uma grande oportunidade para se elevar ainda mais a competitividade das empresas do vestuário da região”, avalia.

O APL de Maringá e Cianorte gera em torno de 100 mil empregos diretos e indiretos, uma produção de 13 milhões de peças/mês, e faturamento mensal de aproximadamente R$ 200 milhões. Integram o chamado Corredor da Moda Paranaense empresas voltadas ao setor confeccionista sediadas em mais de 100 municípios - localizados ao longo do eixo de 75 quilômetros que liga Cianorte a Maringá.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Tags: Cianorte confecção sustentabilidade tecnologia Sebrae

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."