Amelia Earhart inspira Dona Karlota

Imagens da aviadora e ícone de moda, que foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, fazem parte da vitrine e decoração da loja
Além de condecorada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, Amelia Earhart tinha personalidade e audácia que estavam explícitas em seu estilo. Adepta das roupas “para quem tem uma vida ativa”, ela se tornou, entre outras coisas, ícone fashion e fez com que seu lifestyle inspirasse mulheres do mundo todo.
O seu “aviator look”, sua força de vontade e sua imagem de mulher forte, foram alguns dos aspectos que tornaram ela a referência que a lojistaKarla Althoff buscava para a sua loja. “Ela tem alguns dos valores que tanto a Dona Karlota quanto as clientes que frequLentam a loja acreditam: ela sabia o que queria, era ousada, corajosa e não desistia no primeiro obstáculo”, explica.
Além da vitrine, que conta com imagens da Amelia, a decoração da loja está voltada para objetos que fazem referência à vida da aviadora. A responsável pelo trabalho no empreendimento é a designer gráfico Giovana Bordin. Ela explica que a ideia foi captar a essência da vida da personalidade e criar um elo com o conceito de moda eternizado por ela, como as bomber jackets (jaquetas de bombardeiro) - do couro ao sintético - que continua dando graça ao guarda-roupa ainda hoje. Além da jaqueta, os óculos, o chapéu de aviador, a calça cáqui, a bota de cano longo e sem salto, além dos lenços, são algumas das peças que ela inseriu no seu armário e que fizeram história no mundo da moda. O lenço, inclusive, foi uma das poucas peças que ela adaptou ao seu gosto particularmente masculino. Costumava usar lenços ou echarpes estampadas com as suas jaquetas, o que dava a ela o ar feminino que precisava.
Sobre Amelia Earhart
Ao se tornar uma celebridade, Amelia criou sua própria marca de roupas, chegando a ser comercializada em várias lojas, como a Macy’s. Ela já foi homenageada em filmes, livros, músicas e também na moda. Diversas marcas renomadas utilizaram seu modo de vestir para desenvolver suas coleções. É o caso da Hermès, Ralph Lauren e Bottega Venetta. Além disso, revistas como Vogue e Harper’s Bazaar também se inspiraram nela para elaborar algumas publicações. Mais recentemente, o filme Amelia, estrelado por Hilary Swank no papel principal, a tornou ainda mais conhecida mundialmente.
Polêmica por ser considerada feminista, Amelia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland, enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo, em 1937. Ela foi declarada oficialmente morta somente no dia 5 de Janeiro de 1939. Até hoje seu desaparecimento ainda não foi esclarecido.

Sobre a Dona Karlota
A roupa não pode ser a vilã. Ela precisa nos deixar à vontade, mas, com estilo. O padrão estético deixa muitas mulheres em dúvida sobre o que e como vestir. A Dona Karlota surgiu para ajudar a sanar essas dúvidas femininas e mostrar uma moda democrática. O empreendimento, administrado pela empresária e consultora de moda Karla Althoff, nasceu da vontade de abrir um leque de opções para que cada uma possa escolher o seu estilo, independentemente do corpo.
Tudo é pensado para atender bem as mulheres, sejam elas quais forem. A Dona Karlota dispõe de provador adaptado para receber clientes com necessidades especiais, e o ambiente conta com rampas de acesso e corredores amplos, justamente para facilitar a locomoção de cadeirantes e proporcionar bem- estar às clientes. Toda a estrutura é adaptada e oferece condições para prestar um bom atendimento, seja para portadoras de deficiências físicas, para mulheres mais gordinhas ou para as esguias.
Em 2011, o empreendimento registrou um crescimento de 15%. Para a proprietária, os bons frutos são resultados de trabalho intenso e das mudanças realizadas no local. “Em julho de 2011 iniciamos um processo de reestruturação. Modificamos o layout, investimos em melhorias na estrutura, em treinamento para nossa equipe e em um trabalho intenso de divulgação da marca. Tudo isso nos rendeu um ano acima das expectativas”, explica. Além disso, no ano passado, a empresária iniciou a comercialização de sapatilhas com a marca própria. Para 2012, além de uma expectativa de faturamento acima do ano passado, Karla ainda estuda a possibilidade de uma coleção com a marca Dona Karlota.
Tags: estilo Lojas mulher vitrine
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."