Alimentação para gestante

A gravidez é um momento de muita transformação na vida de qualquer mulher, além dos hormônios que estão à flor da pele, surge o desejo por comidas muitas vezes calóricas e que não agregam tanta saúde ao bebê. Existem alimentos que devem ser consumidos e outros que devem ser evitados na gestação, se não começam as azias e a prisão de ventre. Veja como ter uma alimentação saudável na gravidez.
O que devo comer na gravidez?

Na gravidez é importante ingerir alimentos saudáveis como frutas e verduras, portanto sempre tenha a mesa pelo menos um tipo de legume e um tipo de verdura e de sobremesa nada melhor que uma fruta da estação, isso porque esse tipo de comida possui muitas vitaminas e ferro, ingredientes fundamentais para a formação do bebê.
Coma na gravidez:
-
Vegetais mais escuros como o cheiro-verde, coentro, salsa, hortelã, acelga, agrião, brócolis e couve;
-
Cenoura, chuchu, repolho, jiló, quiabo, beterraba e abóbora;
-
Laranja, uma goiaba e uma fatia de melancia;
-
Feijão, grão de bico, soja e lentilhas;
-
Arroz e milho;
-
Batata, mandioca, inhame, cará e batata doce;
-
Carne bovina magra e bem passada;
-
Leite e iogurte;
-
Cereais.
O que não comer na gravidez?

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que são industrializados e possuem conservantes e corantes. Dando preferência por alimentos mais frescos. O excesso de doces e salgados também devem ser controlados, bem como cafeína. Pois, esses tipos de comidas poderão causar um desconforto estomacal, além de não acrescentar os nutrientes necessários para a formação do bebê.
Evite na gravidez:
- Alimentos industrializados e artificiais;
- Salgadinhos, refrigerantes, balas e doces;
- Frituras, alimentos gordurosos e o excesso de açúcar, óleo e sal;
- Bebidas alcoólicas;
- Cafés e chás;
- Guloseimas e fast food;
- Peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi ;
- Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola.
- Carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus;
- Gemada, ovo frito com gema mole.
Como evitar a azia durante a gestação?
Para aliviar a sensação de queimação é preciso ajustar a alimentação, corte do cardápio alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos. Evite chocolate, café, frutas cítricas, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas.
O importante é que as refeições sejam pequenas e frequentes durante o dia, além de reservar um horário para o descanso, durma pelo menos meia hora após o almoço, com a cabeceira da cama mais alta, usando almofadas e travesseiros. Isso porque dormir em uma posição quase sentada, com a cabeça levantada, ajuda a manter os ácidos no estômago.
Como evitar a prisão de ventre na gestação?
Beba bastante líquido, assim seu intestino funcionará melhor, pois ele ajudará na passagem do alimentos pelo intestino. Outras opções são os sucos naturais, vitaminas com mamão e água de coco.
Se desejar faça hidroginástica, yoga e caminhada, mas primeiro consulte seu médico, pois a prática moderada de exercícios físicos estimulam o peristaltismo, ou seja, o movimento intestinal, favorecendo a eliminação.
Cuidado com a Balança

A mamãe não deve se esquecer que tudo que ela engordar na gravidez ela irá querer perder, e de fato é bem mais fácil engordar do que perder peso, então nada de se render a alimentos calóricos e esquecer o dia de amanhã. Através de uma alimentação saudável não só o bebê ganha, mas a mamãe também, assim prefira frutas, verduras e legumes no lugar de doces, chocolates, refrigerantes e frituras.
Em média o ganho de peso na gravidez deve ser em torno de 10 quilos, sendo esses necessários para a formação do bebê, mas se a mamãe engordar uns 5 quilos a mais ainda ficará fácil de voltar ao seu peso anterior, mas acima disso já se torna mais difícil voltar ao peso, então é mais fácil prevenir.
Essas são algumas dicas de como ter uma alimentação saudável na gravidez, além de satisfazer os desejos das mamães, deve se levar em conta a formação do bebê, e a escolha de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas é imprescindível.
Miss Anita Kuhn
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."