Algumas dicas sobre Roupas para Batizados
Quando as pessoas nascem, famílias religiosas fazem um ritual muito importante para a vida de um ser humano. Conhecido como batismo e considerado como o sacramento da regeneração pela água na palavra, torna- se o fundamento de toda uma vida cristã onde seremos incorporados na igreja e nos tornamos filhos e dependentes de Deus.
Grande parte dos batizados é feita quando as crianças ainda estão pequenas ou quase recém nascidas. Para que esta celebração seja bem organizada e perfeita você deve fazer os seguintes passos.

Primeiro escolha um padrinho e uma madrinha que estejam dispostos a ensinar e guiar os passos do afilhado durante a sua vida cristã. Na maioria das vezes a igreja católica recomenda que os padrinhos façam um curso de orientação de batismo e que aprendam o real significado do batizado.
Em segundo decida em qual paróquia será realizada a cerimônia e verifique a possibilidade de ser um batizado individual ou coletivo.
Posteriormente, escolha a vestimenta tradicional em batizados mais conhecido como Mandrião. A tradição recomenda que a madrinha ofereça a roupa ao seu afilhado e que seja, dê preferência, na cor branca. A referida veste assemelha- se a um tipo de camisolão comprido e pode ser utilizada tanto por meninas quanto por meninos. Existem diversos como: mandrião em cambraia com pregas no ombro com bordado a mão; em fustão com casinha de abelha; feito em piquet com acabamento em gripir e prega macho. A touquinha pode ser considerada como um acessório. Portanto, a maioria dessas vestimentas é feita em tecidos de cambraia e bordadas a mão. Atualmente as mães têm preferido tecidos mais leves como algodão, fustão ou piquet. Estes incomodam menos as crianças e as deixam mais confortáveis na hora da cerimônia.
O mandrião também conhecido como camisola de batizado é uma roupa unissex e deve ser composta por:
- camisola de baixo;
- camisola de cima;
- babador;
- toalha para batizado;
- touca;
- par de sapatilhas.
Contudo, ainda existem outras opções que podem ser utilizadas no dia da cerimônia. Para as meninas, por exemplo, o melhor são os vestidinhos brancos com calcinhas bordadas e para os meninos jardineiras com camisa ou conjuntinhos de algodão ou linha. Para os meninos, por sua vez, tem- se os conjuntos em tonalidades suaves. Veja abaixo algumas fotos de roupas para batizado.



Se os pais quiserem colocar na criança outra cor de roupa, o padre provavelmente usará uma toalha branca por cima para manter a tradição da pureza.
Quanto ao traje dos convidados o indicado são as roupas confortáveis e que não tenham exageros como: decotes, comprimentos curtos e recortes extravagantes.
Lembre- se também de fazer o convite da cerimônia e procure manter a suavidade e pureza da ocasião. Use cores clarinhas como amarelo e rosa claro e azul bebê. Uma dica é fazer o convite no formato de um “marcador de páginas de livro”, pois assim todos poderão guardá-lo dentro de uma Bíblia ou de um livro que gostem de ler. As mães também podem ainda estar fazendo uma lembrancinha para os convidados como, por exemplo, ímãs e porta retratos com formato de anjinhos ou caixinhas com o foto de seu filho.
Não se esqueça de tirar fotos ou filmar os momentos da cerimônia, pois não há melhor jeito de se eternizar e vivenciar os detalhes da ocasião.
Dr. Euna Rowe MD Redação
Tags: Algodão Cambraia Corte Fustão Lã moda Renda Roupas
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."