A Moda em Brusque
Brusque, uma cidade localizada no Vale do Itajaí e berço da fiação catarinense, atrai milhares de visitantes o ano inteiro, que aparecem em busca de boas compras. A cidade, que hoje faz parte do maior polo têxtil do país, teve sua história iniciada em 1860, quando famílias de imigrantes alemães vieram trazendo seu trabalho para construir seus sonhos no Novo Mundo.
Com a chegada dos poloneses, em 1889, a tecelagem foi a atividade que proporcionou o crescimento de Brusque. Em 1982 os teares da fábrica de tecidos Renaux começaram a funcionar. Com o passar dos anos, a produção de tecidos acarretou na produção de malhas. Assim, iniciava a rede de pequenas malharias que nos últimos anos desenvolveu na cidade o chamado turismo de compras. A atividade cresceu tanto que transformou Brusque em um dos maiores polos do mundo em volume de produção. Grande parte das exportações brasileiras de roupas para cama, mesa e banho é proveniente da cidade catarinense.
Brusque se tornou um nome famoso na produção têxtil, se tornando um local muito requisitado nos roteiros de compras. A cidade é conhecida, hoje, como Capital da Pronta Entrega. O comércio é o que comanda o turismo em Brusque. Lojistas, sacoleiros e consumidores encontram na cidade muitas lojas e centros comerciais especializados em vestuário. A cidade recebe cerca de 1 milhão de visitantes por anos, vindos principalmente do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Deseja efetuar compras por Atacado? Venha comprar em Brusque!
No Sul do Brasil, Brusque é o maior polo de pronta- entrega de confecções, recebendo diariamente mais de 3 mil turistas e pequenos comerciantes. Os setores mais importantes na cidade são as malharias, lingerie, jeanswear, calçados, tecidos, além de cama, mesa e banho. Na cidade se localizam inúmeras indústrias, grandes lojas e shoppings de atacado com um movimentado comércio. A rodovia Antônio Heil e a rua Azambuja são os principais locais de fluxo de consumidores.
Brusque conta com a Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe), onde os profissionais de empresas de moda encontram apoio para desenvolver suas coleções. A última empreitada lançada pela associação foi o SC Brusque Fashion, em 2006. O evento tem a finalidade de promover uma interação entre os confeccionistas e produtores têxteis para oferecer informações a seus associados por meio de palestras e desfiles. Além disso, a Ampe realiza, também, com frequência pequenas rodadas de negócios em sua sede, palestras e desfiles para os associados e cursos e treinamentos para a comunidade. O objetivo dessas ações é prevenir outra possível crise, já que os produtos asiáticos, em especial os chineses, ameaçam os confeccionistas do mundo todo devido os preços baixos e a mão- de-obra barata.
Desde 1997, a Ampe promove a Rodada de Negócios do Vestuário de Santa Cataria (Pronegócio), evento que hoje contribui significativamente para a economia de Brusque. Em 10 anos, mais de R$ 113 milhões foram negociados com empresários de todo o país. Isso representa para as micro e pequenas empresas um faturamento de 80% da produção anual, já que os pedidos realizados durante os 5 dias de Pronegócio são programados para os meses seguintes e continuam nas reposições que acontecem após a entrega, garantindo milhares de empregos diretos e indiretos.
A Ampe também colocou em prática um projeto que gerou resultados muito além do que era esperado. O Studio Fashion é um centro no qual trabalham estilistas, modelistas e costureiras que oferecem serviços a preços baixos, tornando- os acessíveis aos micro e pequenos empresários associados.
A região de Brusque é uma das maiores regiões de produção têxtil e de confecções do país, e a moda que sai da cidade faz sucesso em diversos lugares do país e do mundo.
Saiba como comprar por Atacado em Brusque, basta fazer o seu CADASTRO, que logo entraremos em contato.
Zackary Casper Redação
Tags: Moda Brusque
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."