A Camiseta de Algodão: Item de Moda
A camiseta é um importante item de moda. Esta peça em formato de letra ”T” (que vem do inglês “T- shirt”) é incluída em um pensamento de Yves Saint Laurent que diz: “ Tudo o que uma garota de 20 anos precisa é de uma t-shirt e um par de jeans”. Essa peça geralmente é confeccionada em malha de algodão. Portanto, pode-se dizer que elas são produtos de moda contemporâneos, muito difundidos pelas principais grifes da moda. O valor agregado das mesmas é acrescido por estampas em diversas técnicas e nas mais variadas conotações, alusões e contestações. O desfile de Primavera-Verão 2010 de JC Castelbajac, que na semana de moda de Paris, por exemplo, trouxe camisetas com o rosto de pessoas famosas como Natalie Portman, Kirsten Dunst e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A “Obamania”, uma tendência fortíssima para 2009 foi vastamente expressa em camisetas e tornou-se inspiração para outros estilistas e vários modelos de camisetas. Além disso, camisetas de rock, com o logotipo dos Rolling Stones, com mensagens apelativas, desenhos animados, símbolos são outras expressões da moda em uma única peça. Com relação a principal matéria- prima da camiseta, o algodão, ele possui como propriedades: conforto táctil, térmico, alta resistência. E, devido ao grande conforto, as camisetas de algodão estão em todo lugar: ruas, blogs, sites, passarelas, vestindo celebridades. Isso evidencia que a camiseta tornou-se um item de moda. as qual será a origem da camiseta e o seu desenvolvimento ao longo da história da moda? Acompanhe abaixo a linha do tempo:


Antiguidade (a.C.) Os romanos usavam uma túnica dupla, denominada “camisia”,branca, de linho puro e que é precursora das nossas camisetas. Esta peça era usada debaixo de vestimentas dos soldados a fim de proteger o corpo da transpiração.
Século IV As vestimentas usadas em Constantinopla eram ricamente adornadas em ouro, prata e pedras preciosas, portanto, eram difíceis de serem lavadas. Em virtude disso as camisias eram usadas por baixo para evitar que o suor e a sujeira penetrassem nas belas peças.
Século XVI O italiano Michelangelo, famoso pintor, finaliza a estátua O Escravo Moribundo. Esta traz um homem vestido apenas com uma camiseta regata, uma novidade para a época. Apesar da intrepidez de Michelangelo a peça vingou.
Século XIX As roupas das crianças começam a se diferenciar das dos adultos. As camisetas infantis passam a ser usadas, principalmente, para a cerimônia de batismo da igreja católica. Nesta época também, alguns trabalhadores rurais passaram a utilizá- las para o trabalho.

1ª Guerra Mundial Uma guerra, apesar de seus trágicos efeitos, traz muitas novidades. Pois bem, os soldados europeus faziam uso da camiseta, por debaixo de seus uniformes, para se protegerem do frio e da transpiração. Os norte- americanos abraçaram a novidade devido ao exaustivo uso de roupas de lã. Estes levaram a camiseta para os Estados Unidos onde seu design foi aprimorado ficando conhecida como t-shirt, em inglês, em virtude ao formato da peça em T.
1948 A camiseta passa a expressar pensamentos contemporâneos da sociedade. O então candidato à presidência norte americana, Thomas E. Dewey faz uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com seguintes dizeres “Dew it for Dewey”.


1951 Neste período da história a camiseta se torna um produto de moda graças à aparição de Marlon Brando no filme Um Bonde Chamado Desejo. O ator utilizava a peça que destacava perfeitamente seu forte físico. Com isso, a camiseta sem camisa, passa a ser usada como parte da indumentária das pessoas do ambiente urbano.
1955 James Dean surge de camiseta no filme Juventude Transviada. Com isso, a peça ganhou um significado de rebeldia.
Anos 60 Contrariando o período de “branco e preto” das guerras, a camiseta é renovada pelas cores psicodélicas dos hippies e passa a trazer mensagens pacifistas estampadas, na linha de “Faça Amor, Não Faça Guerra”. Também nesse período a peça torna- se unissex.
Anos 70 Além de serem usadas como forma de expressão da juventude da época, camisetas tornam- se objeto de propaganda, carregando símbolos de diversas marcas de refrigerante.
Anos 80 A camiseta ganha ares de ostentação de luxo, dinheiro e poder em diferentes versões dos mais renomados estilistas das grifes mais famosas do mundo. Os yuppies, jovens ligados ao consumismo e ao individualismo, são alvo da indústria da moda e passam a utilizar as camisetas de marca.


Anos 90 O uso da camiseta não dá preferência a segmento algum da moda. Ela é utilizada sem comprometimento com causas, faixa etária ou ideologias. As camisetas são forte expressão do movimento grunge.
Século XXI A tendência é não ter tendência. A customização do produto aparece como técnica de diferenciação e serve aos mais variados gostos e estilos. A camiseta continua democrática e da famosa banda de rock ao líder revolucionário, das campanhas políticas às tendências da moda, as camisetas ganham um expansivo mercado e se alastram por todos os lugares e guarda- roupas universais. . As grandes marcas começam a investir mais nas linhas infantis e no Brasil, cerca de 450 milhões de peças são produzidas por ano.

Dr. Euna Rowe MD Redação
Tags: Algodão anos 70 Camiseta Castelbajac confe estampas estilistas estilo história história da moda Jeans Lã Linho Marcas mercado moda Modelos mundo natal paris Rosto Roupas Semana De Moda semana de moda de paris verão 2010 Yves Saint Laurent
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."